Fale Conosco

10.12.2019

O cotonete é o mocinho ou vilão da história?

Muito utilizado na higiene pessoal, principalmente na limpeza dos ouvidos, o cotonete, ou hastes flexíveis, é uma ferramenta muito prática e simples de usar. Contudo, existe a controvérsia de que ele possa ser um vilão para a saúde dos ouvidos.

Quem vai na linha contrária ao uso dos cotonetes são os médicos. Eles afirmam que seu uso pode causar sérios danos à saúde, como o aumento do risco de ferimentos, infecções e até mesmo a perda auditiva.

De acordo com as diretrizes médicas da Academia Americana de Otorrinolaringologia, em publicação à revista científica Otolaryngology-Head and Neck Surgery, não há chances de que algo pequeno e menor que o pavilhão auricular (orelha externa)  seja usado para a limpeza dos ouvidos sem antes prejudicar a saúde. 

Antes de tirarmos conclusões precipitadas vamos entender desde a origem do cotonete até a forma mais segura de utilizá-lo. Acompanhe conosco neste post!

Origem do cotonete

Tudo começou com Leo Gersternzang, dono da Leo Gersternzang Infant Novelty Company, empresa especializada em produtos para bebês. Certo dia, ele observou sua esposa limpando o ouvido de suas filhas com um palito de madeira com algodão nas pontas.

Percebendo o perigo que o objeto de madeira poderia causar, usou sua empresa para testar e desenvolver uma haste flexível.

Além de  facilitar a vida de sua esposa, a ideia era proporcionar mais segurança no seu manuseio. Foram anos de desenvolvimento até conseguir o modelo perfeito com pontas iguais.

Só em 1963 surgiram as hastes de plástico, mais flexíveis e seguras.

O problema com o uso

Vocês acreditam que a cera é sinal de sujeira? Isso é um mito. Nosso corpo produz cera naturalmente como forma de proteção, lubrificação e limpeza dos ouvidos. A verdade é que nosso organismo, assim como produz a cera para protegê-lo, também tem a capacidade para eliminá-la.

Como isso funciona? Os movimentos como a mastigação ou a fala ajudam a remover a cera antiga de dentro para fora da orelha. O banho completa o processo sendo a forma com que essa sujeira pode ser expelida sem muito esforço.

Usar de forma inadequada um cotonete pode trazer diversos problemas à saúde, inclusive a perda auditiva, muito comum entre adultos, infecções, como otite ou mesmo perfurar o tímpano.

Como limpar o ouvido de forma segura

O cotonete não é o nosso vilão. Não falamos neste post que você não pode fazer uso dele. Aliás, ele também é muito utilizado pelo mercado de beleza.

O ideal é usar somente na área externa e nas dobras da orelha. Deixe que o seu corpo se encarregue de eliminar o resto.

Outra forma muito indicada pelos especialistas, é usar a toalha macia, assim que sair do banho para limpeza das orelhas.

Lembre-se: sempre que notar algo anormal, como mudanças em sua audição que se relacione com um acúmulo de cera, procure imediatamente um médico especialista, nesse caso o otorrinolaringologista, para que ele realize a limpeza se for necessária.

Esse conteúdo foi útil para você? Aproveite para compartilhar com os seus amigos em suas redes sociais.

Grazieli Antunes Moraes de Andrade

Fga. 5549MG

Onde

Estamos

Escolha a Audiozoom
mais próxima de você

Fale

Conosco




WhatsApp chat